01 outubro 2009

Registro


Sabe-se que escrever supõe tomada de decisões acerca do que vai ser escrito como será escrito e essa dificuldade trabalha com a questão do ato de escrever e toda a sua estrutura gramatical, ortográfica fonética etc., pois a construção da escrita é um dos últimos processos de aprendizagem e um dos mais complexos a ser adquirido pelo homem. É comum ao se iniciar a aprendizagem da escrita, é assumir o caráter de dificuldade de aprendizagem de acordo com sua persistência ao longo da experiência escolar. Vale ressaltar que tais dificuldades podem aparecer em quaisquer processos.
Durante as atividades propostas pelo curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido na UFBA, compreendi porque os professores falavam tanto que era importante o registro das atividades desenvolvidas ao termino de cada uma para quando fossemos construir o diário de ciclo. Percebi isso quando fui escrever o diário de ciclo, pois, está intimamente relacionada com o aprendizado, uma vez que o aprendizado é a aquisição de conhecimentos e a memória é o resgate desses conhecimentos após certo tempo.
Percebi a necessidade de registrar e adquirir essa postura na perspectiva do exercício constante mesmo correndo o risco de expor meus medos e erros na escrita. Dei-me conta da importância desse ato que até então acreditava que a memória daria conta.
O registro se constitui em assunto fundamental para todos os educadores, no sentido de ampliar-lhes a compreensão dos processos de desenvolvimento da construção e sistematização do conhecimento, pois, o registro é instrumento para a construção da competência do educador reflexivo que consiste na permanente tarefa de escrever e socializar nossa reflexão valendo-nos do diálogo, assim, o registro torna-se história, memória individual e coletiva na palavra escrita.
A partir das situações de escrita e reflexões que vivenciei no curso, hoje sei como devo proceder em minha prática docente quando se trata do registro como instrumento de acompanhamento dos meus alunos, sei que não será possível fazer o registro escrito de todos de uma só vez, mas posso ir registrando por grupos em cada dia. Assim terei o registro de todos no final da semana.
Desse modo, reconheço que a memória por si só pode ser falha ao lembrar do que aconteceu no passado, então a escrita surge como recurso de ajuste à memória.

Um comentário:

Sule disse...

Muito bem Paty! Vamos trazer para socialização a sua reflexão da dinâmica do cursos e deixar esse espaço numa constante atualização!
bjocas
Sule