30 setembro 2010

Coletividade, Diálogo sim!

Apesar de muitos esforços, ainda não se tem, na maioria das escolas públicas um trabalho coletivo organizado, cujo objetivo seja a elaboração para o desenvolvimento dos aspectos necessários, o pleno funcionamento e atendimento aos alunos garantindo a qualidade do ensino e aprendizagem. Sendo que, o trabalho coletivo segundo Fusari, é aquele realizado por um grupo de pessoas que tem compromisso com a democratização da educação escolar. Para tanto faz-se necessário compreender a importância do diálogo entre os envolvidos no contexto educacional. Valendo-se da necessidade de perceber o quanto estamos dispostos a ir além de nossas limitações; sair do enquadramento atribuído pelos padrões da sociedade, incluir a sisão do outro; compreender que o conflito é o leme da aprendizagem. Mudar implica alcançar consensos muitas vezes por motivos diversos além de escutar de forma sensível (sem julgar ou emitir juízo de valores) e colaborar com a possibilidade de construir algo propositivo juntos, pois todos querem dizer e tem o direito de serem ouvidos.

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