14 outubro 2009

Infância

Através do curso: Infância e singularidades, aprendi que a palavra infância vem de Infans significa "aquele que não fala", isso podemos ver refletido sobre o processo de construção da infância na sociedade, onde observamos figura da criança como aquele que não tem capacidade de ser, estar e atuar por ser criança, ou seja, vista apenas como um ser moldado pelo adulto ou como um indivíduo sem valor, sem um espaço na sociedade, e isso decorre desde a sociedade medieval até tempos atrás, onde começa a mudar tais concepções e passa-se a ver a criança como um indivíduo pertencente ao meio social com sua cultura e seu modo de entender o mundo, pois antes a criança inexistia ou ficava adstrita a escassos momentos. Ou seja, não participava do meio, era isolada como um indivíduo que nada sabe.

No âmbito educacional, apesar de estudos mais recentes sobre a infância como construção social e as crianças como produtoras também de conhecimento, a criança ainda é percebida com um "vir a ser", sendo a educação um ato de formação da criança para o futuro.




Um comentário:

Sule disse...

Oi paty1 Vejo que tem explorado os recursos do blog: os links, a inserção de imagens, videos, etc.. Muito bem!

Agora, estou sentindo falta de evidenciar aqui seus estudos e reflexões acerca dos avanços com os temas estudados em ambientes de rede! é importante que traga seu movimento no curso, aliás, fundamental!
Porém, precisa refletir sobre nossa atividade também! Pois nosso propósito não é que vocês apenas aprendam a usar um determinado ambiente, mas que possam refletir teoricamente!
Saber o porque estarão utilizando isso na educação!

Vamos lá! E parabéns!

bjinhos
Sule Sampaio