26 novembro 2009

Receita de Alfabetização


Ingredientes:


20 colheres de sopa de crianças

1 xícara de mediação

500mg de leitura dinâmica

500mg de escrita interessante

400mg de experiência

150mg de ambiente acolhedor

300mg de reflexão constante

200mg de pesquisa diária

1 pitada de bom humor

Dedicação a gosto


Procedimentos pedagógicos:


Pegue umas crianças, a idade não importa nem seu estado aparente, condição social, aquisitiva e família, pergunte seus nomes. Aqui importa suas vontades, seus desejos de compartilhar e interagir com os demais, coloque-as em um ambiente acolhedor que propicie uma variedade de escrita manusear, olhar, examinar vivenciar, compartilhar, conversar, e ainda ler.

Sirva livros, jornais, embalagens, placas, receitas, propagandas, revistas, imagens, fotos, fichas técnicas, listas, nomes da turma, agendas, diários, quadrinhas, cartas, dicionários, musicas, poemas, parlendas, poesias, trava-línguas, alfabeto móvel, enfim tudo o que possibilite leituras e que não seja só a de pretexto (escolarizada), mas as que circulam no âmbito social.

Convide-as para olhar as coisas escritas que existem n sala de aula. Em seguida no caminho da escola até suas casas, nas lojas, na televisão, nos aparelhos eletrônicos e domésticos, em suas roupas e dentre outros.

Depois converse com as crianças acerca do que observaram e registre em papel metro.

Permitam as crianças cortarem letras, palavras, frases, gravuras que chamem a sua atenção para fazerem parte das escritas da turma e sempre recorrerem às elas quando necessário.

Faça leitura permanente pelo professor todos os dias, oportunizando que as crianças adquiriram algumas habilidades de leitores e escritores proficientes. Leituras essas selecionadas de acordo com os interesses da turma e garanta a elas familiaridade com os gêneros propiciados.

Considere as experiências de cada criança que é singular e faça acontecer a pluralidade na construção de suas identidades a partir do contexto de letramento e a alfabetização.

Aplique doses de valores morais para a convivência harmoniosa e misture aos conhecimentos construídos pela humanidade.

Permanecer a estudar, pesquisar, ousar, romper siga em frente implementando a alfabetização.

Compartilhe com os que estão com você!






Nenhum comentário: