02 dezembro 2009

A língua e a variação


Entender que a língua é um conjunto de modalidades socialmente produzidas e com diferentes graus de prestígio social. A língua oral e escrita, enquanto produção histórica, comporta e expressa as mesmas contradições próprias da sociedade. As diferentes linguagens refletem o âmbito cultural próprio do segmento social e do grupo que caracteriza as pessoas que a utilizam.

Teoricamente compreendia a fala, bem privado, é a concretização da língua, é o uso individual. Cada falante tem o domínio da língua que fala e pode usá-la como quiser dentro das regras preestabelecidas pelo contrato coletivo feito com os demais falantes da língua.

Assim, a língua, por intermédio da fala, é identificadora de grupos à medida que ela representa a sociedade. É nela que se refletem as mudanças sociais, as identidades culturais. O perfil da comunidade pode ser percebido na variedade lingüística adotadas pelos diversos grupos ali presentes.

Já que a varição lingüística está ligada natural e inseparavelmente, o fenômeno lingüístico que pode ser: variação histórica; variação geográfica; variação social e situacional (linguagens: formal e informal). Sendo assim, não posso acreditar mais que há uma única forma certa de falar.

Um comentário:

FÁTIMA DUDA E DUDU@TAPIRA disse...

A língua e sua variação estar dentro do contexto social e cultural de cada indivíduo. Precisamos dessa ferramenta para compreender o mundo e suas comunidades em geral... refletindo sobre os aspectos contemporâneos em que estamos inseridos.