16 dezembro 2009

Ensino da Geografia


A história não se escreve fora do espaço, e não há sociedade espacial. O espaço, ele mesmo, é social”. (Milton Santos, 2009, S.P)


Após a análise sugerida pelo professor Helmut da seqüência didática: Por dentro do bairro produzida pela professora Luzia Feitosa Jabra e executada com seus alunos de 5ª a 8ª séries do colégio Professor João de Lima Paiva revela que é possível trabalhar de forma significativa com a Geografia.

Pois, faz-se necessário romper com a prática tradicional da sala de aula, não adianta apenas a vontade do professor. É preciso que haja concepções teóricas e metodológicas capazes de permitir o reconhecimento do saber do outro, a capacidade de ler o mundo da vida e reconhecer a sua dinamicidade, superando o que está posto como verdade absoluta. Além disso, é preciso trabalhar com a possibilidade de encontrar formas de compreender o mundo, produzindo um conhecimento que é legítimo.

Um comentário:

Sule disse...

Querida Paty! Vc está de parabéns! Fiquei muito feliz em ver seu avanço com o blog, começou a verdadeiramente a futucar o ambiente!!! Seu blog está muito lindinho...

Percebi que vc conseguiu se apropriar, trazer não apenas mensagens e postagens de seu interesse, pois esse espaço é também de pertencimento, quanto socializar o que a Professora Patricia está construindo e produzindo através de sua formação no curso de Pedagogia!!!


Agora com relação as postagens das atividades, algumas vcs trouxe apenas a reflexão e não trouxe a postagem do que foi solicitado para a atividade, outras não! Acredito que o fazer e o participar dessas atividades vem para favorecer seu processo de aprendizagem e contribuir na educação de Tapiramutá!

O caminho é esse menina!!Parabéns, párabéns, e parabéns..
bjinhos

Sule