16 fevereiro 2010

Rotatividade dos docentes


A realidade da Educação pública brasileira: o quadro docente está sempre mudando. Alguns professores ficam pouco tempo na escola porque podem pedir transferência para outra unidade e outros passam pelas salas de aula para substituir colegas que estão de licença e ainda tem aqueles que são transferidos apenas por questões políticas partidárias. Mas essa rotatividade está longe de ser positiva. Quem fica apenas alguns meses com uma turma não cria vínculos com os alunos – o que compromete a aprendizagem pela falta de interação e continuidade no trabalho pedagógico – nem com a comunidade, prejudicando assim a construção da identidade escolar.


2 comentários:

Adeciane Rosa disse...

Concordo com você Paty, quando o professor convive mais tempo com alunos acabam criando vinculos, e assim sabe o que os alunos necessitam ou não e procuram adequar sempre seus planejamentos a realidade de cada um.

iza disse...

E com isso só quem tem a perder são os alunos,o que mostra uma falta de compromisso realmente com a aprendizagem dos mesmos, colocando acima da educação com responsabilidade, meros caprichos pessoais e políticos.